segunda-feira, 30 de maio de 2011

O AMARANTOS COMO ALIMENTO
O amaranto era um dos alimentos mais importantes da América pré-colombiana, consumido pelos maias, astecas e incas.
Seu uso, que foi proibido pelos espanhóis por estar associado a práticas religiosas, começa a ser reabilitado por cientistas brasileiros: pesquisas recentes mostram que, além de ser altamente nutritivo, é um excelente redutor dos níveis de colesterol plasmático, que provoca o entupimento dos vasos sanguíneos.
Tem alto valor proteico, mais elevado que os cereais. São proteínas de alto valor biológico. Dentre os aminoácidos encontrados no grão, destacam-se a Lisina, cujas funções vão desde o auxílio no crescimento e desenvolvimento ósseo e muscular, até a atuação na produção de hormônios e na reparação de tecido; e a Metionina, que é considerada um potente protetor hepático.
Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizado como substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas com intolerância à lactose. O alimento também funciona como uma ótima opção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controle da glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares – maior do que as encontradas na aveia, milho e trigo. Também é rico em  fósforo, potássio e vitaminas.
A grande concentração de esqualeno em sua composição, substância somente encontrada em quantidades significativas nos óleos de fígado de animais marinhos, é uma característica singular do amaranto. Suas propriedades naturais incluem a ação antioxidante no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação do metabolismo e proteção da membrana celular, melhorando o sistema imunológico.
Acredita-se que o consumo frequente do amaranto promove a perda gradativa de peso, por atuar na gordura corporal sem alterar a massa muscular.

O Amaranto foi declarado “O melhor alimento de origem vegetal para o consumo humano”em 1979 pela Academia Nacional de Ciências dos EUA, por suas proteínas e aminoácidos singulares e por não requerer exigências  especiais na produção, muita água, nem terras férteis.

INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS
Porção: 45g(1/2 xíc.chá)
Quantidade por porção
*VD %
Valor calórico
168 kcal
8%
Carboidratos
29g
10%
Proteínas
6,1g
12%
Gorduras totais
3,1g
6%
Gorduras saturadas
0,8g
4%
Gordura trans
0g
**
Fibra alimentar
3g
12%
Sódio
0mg
0%
Cálcio
72mg
7%
Ferro
3,4mg
24%

* % Valores Diários com base em uma dieta de 2.000 kcal ou 8400 kJ.
Seus valores diários podem ser maiores ou menores dependendo de suas necessidades energéticas.
** Valores Diários não estabelecidos

AMARANTOS PIPOCA
De sabor neutro e pronto para consumo o amaranto em pipoca, ou expandido, pode ser consumido com frutas e iogurte, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de ser incorporado em sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces e salgados.
Conservado em ambiente seco, mantém suas propriedades nutricionais e consistência por no mínimo 6 meses..

.




Nenhum comentário:

Postar um comentário